quarta-feira, 15 de junho de 2011

CRÔNICA URBANA #4: ENGENHEIROS PASSOS

A caminhada que diz hoje foi bem interessante. Conheci uma comunidade que não conhecia ainda. Engenheiro Passos. Pertence a Resende e é do lado de Queluz (Município do Estado de São Paulo). O que me motivou ? Fui para fazer um contato profissional com a Escola Estadual do lugar. Deixei meu CD Portfólio/Currículo para que no futuro possa servir para alguma coisa. Esta escola costuma abrir espaço para instrutores de arte por conta do Projeto Mais Educação que tem como objetivo, no meu entendimento, de incentivar o estudo dos alunos através da Arte. Maravilha nê. A arte é o meio.
Preciso saber mais sobre este projeto. Mas falando de Engenheiro Passos...Pacata comunidade, cortada pela Rodovia Dutra. Apresenta uma tranquilidade dos campos, clima de roça. No seu centro tem a Igreja de São João Batista que se encontra em festa neste mês de junho. Engenheiro Passos se assemelha a um arraiá - antigas comunidades do século XIX. As ruas, o formato das casas lembram casebres do século dos Senhores do Café. Casebres que parecem Armazens. Parece que as pessoas daqui se conhecem a muito tempo, guardam segredos, a impressão que dá é que quando alguém faz alguma coisa "errada" ou ela sai ou sofre um bocado de preconceito por ser diferente. Comunidades fechadas costumam serem mais moralistas que tem seu aspecto sócio-funcional. Assim os conflitos não ocorrem.
Este lugar deve guardar muitas histórias que merecem serem pesquisadas. Consulte o site http://www.vila-forte.com.br/ para saber mais. Estou aqui passando as minhas impressões poéticas em forma dessa breve crônica. Deve ser bom morar aqui para quem gosta de sossego e paz. Eu me acostumaria? Antes teria que me transformar, romper muitos paradigmas modernos. Ainda sou muito apegado aos gozos materiais e sensoriais do corpo. Conudo agora pratico o gozo da alma, do espírito. Estar aqui sentindo a tranquilidade desta comunidade e escrever sobre ela é um baita gozo da´lma. Vale a pena, quando a alma não é pequena.
Amanhã temos mais caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário