sábado, 18 de junho de 2011

CRÔNICA URBANA #6: UM CAFÉ, UM PÃO DE QUEIJO E CAMPOS ELÍSEOS

Caminhando por Resende encontro o seu Campos Elíseos. Na verdade esse encontro acontece religiosamente todo o sábado. Eu e minha esposa caminhamos por ali. Nada diferente, mas gostamos de andar pelo calçadão de Resende, não se compara a outros tantos calçadões que já caminhei mas marca aquele espaço popular onde as pessoas se olham e se encontram, tomam um café, joga conversa fora, come um pão de queijo, paga uma conta, compra uma coisa...uma feira, um mercado nos moldes do início do advento da burguesia na Idade Média e Viva o Capital...reclamamos do nosso salário mas não renúnciamos esta caminhada de feitiche consumista. Caminhamos, só caminhamos. Não compramos nada. De tanto olhar para o comércio, dá uma vontadissinha de passar o cartão, comprar aquele scaner que não tenho ainda. Hum...Tomo uma água, respiro, almoço no restaurante pimenta malagueta. A balança desse restaurante tem vista, não é cega como as outras...é o que me parece. Caminhando...não dá pra comer uma torta doce do Sabor e Arte? Está entendendo o que estou falando? Caminhar em Campos Elíseos é sinônimo de consumo. Saímos dali, pelo menos neste sábado, apenas com um saco de areia para gatos, mais shampoo para caspa, mais dois sabonetes glicerinados e só. Para quem não ia gastar nada. Amanhã tem mais caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário